Práticas pedagógicas e tecnologias digitais: capital tecnológico e inovação pedagógica na formação inicial de professores
O projeto de pesquisa se insere no campo da formação de professores e tem como foco as práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no âmbito dos cursos de formação inicial de professores. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as características das práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais nos cursos de formação inicial de professores (licenciaturas) de seis universidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Como desdobramentos do objetivo principal, acreditamos que o mapeamento das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais será o caminho para identificarmos práticas inovadoras no contexto institucional. Além disso, ao mapear essas práticas, poderemos identificar o nível de capital tecnológico dos professores. O campo de pesquisa se constituirá de seis universidades públicas e privadas do Estado de Mato Grosso do Sul.
O caminho metodológico será composto pelas seguintes etapas: a) revisão de literatura; b) pesquisa documental; c) questionários; d) análise de conteúdo; e) análise quantitativa. Nessa perspectiva, os resultados dessa pesquisa podem tencionar mudanças estratégicas nos projetos e nas práticas pedagógicas e institucionais, para que os professores tenham uma formação contextualizada com a realidade que as crianças e jovens convivem hoje na sociedade enredada na cultura digital.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Tecnologias digitais; Ensino Superior; Formação Inicial de Professores; Inovação Pedagógica; Capital Tecnológico.
Pesquisa em andamento.